top of page
  • Foto do escritorDra. Sayako

Em relação a lateralidade e suas personalidades

Você já se descobriu se é destro (a) ou canhoto (a)?

(Quem não se descobriu ainda, pode ver meu post anterior sobre de lateralidade que utiliza o de aplauso espontâneo)

A lateralidade é uma possibilidade suplementar da biologia para assegurar sobrevivência da espécie. Influencia na personalidade e percepção da vida. Ajuda no sobre dor ou doença de uma pessoa.

Numa pessoa destra (dos dois sexos), o lado esquerdo determina a relação com familiares mais próximos: mãe/criança/filhos; e o lado direito também determina a relação familiar e com outros membros: pai/irmãos/irmãs/marido ou mulher/sócios/colegas/vizinhos...

Para canhotos (dos dois sexos) é inverso.

Ex: Para homem destro, problemas com o ombro direito remete a uma desvalorização da sua imagem social, de marido ou de homem. Para mulher destra, grandes preocupações com filhos, pode desenvolver o câncer de mama esquerdo. Para mulher canhota, o seio esquerdo representa a relação com os parceiros, o pai, o marido, os irmãos, os primos, vizinhos, colegas...

Alguns exemplos de personalidades:

O homem destro é o conquistador, o protetor, monotarefa, mais machão.

O homem canhoto é mais sensível, mais conciliador, menos agressivo, mais perto do lar, multitarefa.

A mulher destra é sedutora, feminina, mais conciliadora, sensível, multitarefa.

A mulher canhota é conquistadora, segura, mais franca, monotarefa.

Podem observar, que as vezes, pessoas mudam de personalidade devido as situações que elas estão passando naquele momento. Como, mamãe que protege os filhos que estão em perigo, pessoas nervosas que não podem expressar sua raiva (por exemplo, seu chefe dando bronca e não pode reagir). Outras situações: adolescência, menopausa, andropausa, gravidez, onde há a necessidade de mudar a maneira de reagir a alguma situação, promove a alteração hormonal e faz outro hemisfério cerebral funcionar.

Isso altera sua personalidade naquele momento ou por algum tempo. Este fenômeno se chama PAT HORMONAL. No próximo post, gostaria de explicar sobre o pat hormonal.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page